Em setembro acontece o Fest Rio Vocal, um encontro recheado de shows de música vocal, diversas oficinas vocais gratuitas, além de um super fórum com a participação especial de importantes nomes deste gênero.
Os palcos do evento serão o Centro Cultural Banco do Brasil, e o Centro Municipal de Referência da Música Carioca, e será realizado entre os dias 7 e 23 de setembro de 2012.
A programação completa poderá ser visualizada no site oficial do RioAcappella.
De julho a novembro acontecerá no Teatro II do CCBB-RJ o especial "Novas Esquinas", celebrando os 40 anos do Clube da Esquina. Este projeto será mediado pela cantora Paula Santoro, que participará de todos os shows acompanhada por seu trio, e com dois convidados especiais.
Serão cinco encontros mensais realizados sempre numa 3ª feira e em duas sessões (12h30 e 19 h).
Agenda completa:
03/07 - Flávio Venturini e Kadu Vianna 07/08 - Toninho Horta e Kristoff Silva 04/09 - Nelson Ângelo e Antonio Loureiro 02/10 - Tavinho Moura e Vitor Santana 06/11 - Lô Borges e Léo Minax
Entre os meses de maio e dezembro de 2012, o Grupo Vocal BR6 apresentará o projeto BR6 Convida no Centro Cultural Banco do Brasil - RJ, que consiste em dois grandes espetáculos.
No primeiro momento, às 12h30, o grupo dividirá o palco com um coral do Rio de Janeiro e apresentará um jovem talento em início de carreira.
No segundo momento, o palco será dividido com um consagrado artista da MPB, às 19 h.
Serão apresentações mensais e que acontecerão sempre numa quarta-feira, no Teatro II do CCBB-RJ, com entrada franca e distribuição de senhas uma hora antes do início dos espetáculos.
Momento ímpar para assistir ao musical "A Volta do Filho Pródigo", com Gerson Borges. A apresentação acontecerá no sábado, 19/05/12 às 19 h na Igreja Presbiteriana do Recreio (Rua Ernesto Pinheiro, 30 - Recreio - Rio de Janeiro, RJ).
Os shows da 2ª edição do Festival Brasil Vocal CCBB já foram divulgados. Confira a programação:
MOSTRA - 19 h
17/05 - Mulheres de Hollanda (RJ) 18/05 - Gó Gó Boys (RJ) 24/05 - Canto ma no Presto (SP) 25/05 - Octo Voci (RN) 31/05 - Arirê (SP) 01/06 - Alma de Gato (MT)
Para o público infantojuvenil, uma programação especial:
Vem aí a 1ª Feira Lítero Musical, evento especial que contará com a participação de João Alexandre. A entrada para a apresentação musical será a entrega de 1 kg de alimento não perecível, que será repassado ao projeto Amar e Servir.
Haverá ainda um momento de bate-papo denominado "Papo de Improviso" com os acadêmicos, e que será aberto ao público em geral, sendo que para participar deste momento, não será necessário a entrega do alimento.
SERVIÇO:
Data: 02/05/2012 Horários: 17 h - Papo de Improviso 20 h - Apresentação Musical (entrada - 1 kg de alimento não perecível) Local: Seminário Batista do Sul do Brasil Rua José Higino, 416 - Tijuca Rio de Janeiro, RJ
Dois grandes shows acontecerão no próximo fim de semana, no Espaço Cultural Eletrobras Furnas.
O primeiro será no dia 13 com Zé Renato, que na ocasião fará o lançamento do CD "Breves Minutos", acompanhado por seu quarteto de acento brasileiro-jazzístico.
O segundo com o consagrado grupo Boca Livre, no dia 14, numa apresentação acústica.
Como os shows serão gratuitos, a distribuição dos ingressos acontecerá uma hora antes dos espetáculos, na portaria, e serão limitados à 192 lugares.
SERVIÇO:
Datas: 13 e 14/04/2012 Horário: 20 h Local: Espaço Cultural Eletrobras Furnas Rua Real Grandeza, 219 - Botafogo Rio de Janeiro, RJ
No próximo dia 30 de março, às 19h30, acontecerá o show de lançamento do CD "A Galeria do Menescal", espetáculo apresentado pelos talentosos Roberto Menescal e Wanda Sá, acompanhados do surpreendente grupo vocal BeBossa.
O local escolhido para a apresentação é o Liceu Franco-Brasileiro, localizado na Rua das Laranjeiras, 15 - Laranjeiras - Rio de Janeiro, RJ
Os ingressos serão vendidos de forma antecipada nos dias 28 e 29 de março, das 14 às 17 h, no próprio local do show, com valores de R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia).
Sarau Facamolada é um encontro de gente que curte música, arte, poesia e gente. E gente que acredita que um mundo melhor depende de pessoas melhores e, portanto, gente que acredita que precisa melhorar, mudar; transformar-se para transformar o mundo. Não é um encontro de grandes pretensões porque pretensões não levam ninguém a lugar nenhum. É um pequeno encontro de gente querendo ser gente de verdade e nada mais.
Pra isso idealizamos juntar num mesmo lugar, sem preconceitos, os dois mais eficazes agentes de transformação humana. Arte e fé. Música, pintura, poesia, fotografia, artesanato e o que mais pintar. Expressões humanas que toquem a alma e nos lembrem que há esperança sim - mas que ela depende de cada um.
Para maiores informações, acompanhe Sarau Facamolada e @saraufacamolada.
Os sons musicais voltam a inundar a atmosfera curitibana, no mês de janeiro de 2012, celebrando a 30ª edição da Oficina de Música de Curitiba. O evento, que se tornou marca cultural da cidade, reflete a integração de ideais, valores e propósitos, tendo como fio condutor a linguagem universal da música. No alvorecer de 1983, a Prefeitura de Curitiba tornou realidade a Oficina de Música, concretizada por músicos de renome, que se uniram na proposta de descobrir e formar novos talentos.
A partir dos oito cursos oferecidos em 1983, que reuniram 200 alunos no Solar do Barão, a Oficina de Música estendeu seus domínios, tanto no que se refere ao número de participantes e multiplicação dos cursos, como aos locais de desenvolvimento das aulas e apresentações, além das áreas musicais abrangidas. À música erudita e antiga somaram-se as manifestações da música popular brasileira, a música latino-americana, as iniciativas voltadas ao universo infantil, os encontros de professores e simpósios, até englobar, desde 2001, o rock, o blues, a música de raiz e a música eletrônica. Esse mosaico sonoro torna a Oficina de Música de Curitiba um dos mais importantes encontros da América Latina, dedicados à formação, reciclagem e aperfeiçoamento de músicos.
A fase da Oficina de Música dedicada à Música Popular Brasileira foi implantada em 1993, tendo na direção artística o maestro e compositor carioca Roberto Gnattali. Em 2002, os curitibanos Sérgio Albach e Helinho Brandão assumiram a direção, sendo que, em 2005, Sérgio Albach passou a dividir com Glauco Sölter o comando da Oficina de MPB. Nessa área foram grandes atrações: Hermeto Paschoal, Arrigo Barnabé, Arismar do Espírito Santo, Quarteto em Cy, André Mehmari, Carlos Malta, Zé Renato, Léo Gandelman, André Christovam, Boca Livre, Edu Lobo, Zeca Baleiro, Marcel Powell e outras estrelas da música brasileira, como as cantoras Mônica Salmaso, Leny Andrade e Paula Santoro.
Na abertura da fase de Música Popular Brasileira acontecerá um grande show do Vocal Brasileirão com a Orquestra à Base de Sopro, que convidam a fantástica Joyce Moreno. Será realizado no Teatro da Reitoria da UFPR no próximo dia 19 de janeiro, às 21 horas. O vídeo a seguir traduz como será esse maravilhoso encontro:
Com o sucesso do projeto em 2011, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) lança a 2ª edição do Festival Brasil Vocal CCBB.
Este projeto tem por objetivo o incentivo à criação de novos grupos vocais, através de um concurso para produção de arranjos vocais. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas através do site do CCBB.
E para abrir o festival de forma brilhante, o grupo escolhido foi o Boca Livre que fará no próximo dia 18 de janeiro, às 19 horas, um show no Teatro II do CCBB. Imperdível!
Serviço:
Centro Cultural Banco do Brasil Rua Primeiro de Março, 66 - Centro Rio de Janeiro, RJ