Os sons musicais voltam a inundar a atmosfera curitibana, no mês de janeiro de 2012, celebrando a 30ª edição da Oficina de Música de Curitiba. O evento, que se tornou marca cultural da cidade, reflete a integração de ideais, valores e propósitos, tendo como fio condutor a linguagem universal da música. No alvorecer de 1983, a Prefeitura de Curitiba tornou realidade a Oficina de Música, concretizada por músicos de renome, que se uniram na proposta de descobrir e formar novos talentos.
A partir dos oito cursos oferecidos em 1983, que reuniram 200 alunos no Solar do Barão, a Oficina de Música estendeu seus domínios, tanto no que se refere ao número de participantes e multiplicação dos cursos, como aos locais de desenvolvimento das aulas e apresentações, além das áreas musicais abrangidas. À música erudita e antiga somaram-se as manifestações da música popular brasileira, a música latino-americana, as iniciativas voltadas ao universo infantil, os encontros de professores e simpósios, até englobar, desde 2001, o rock, o blues, a música de raiz e a música eletrônica. Esse mosaico sonoro torna a Oficina de Música de Curitiba um dos mais importantes encontros da América Latina, dedicados à formação, reciclagem e aperfeiçoamento de músicos.
A fase da Oficina de Música dedicada à Música Popular Brasileira foi implantada em 1993, tendo na direção artística o maestro e compositor carioca Roberto Gnattali. Em 2002, os curitibanos Sérgio Albach e Helinho Brandão assumiram a direção, sendo que, em 2005, Sérgio Albach passou a dividir com Glauco Sölter o comando da Oficina de MPB. Nessa área foram grandes atrações: Hermeto Paschoal, Arrigo Barnabé, Arismar do Espírito Santo, Quarteto em Cy, André Mehmari, Carlos Malta, Zé Renato, Léo Gandelman, André Christovam, Boca Livre, Edu Lobo, Zeca Baleiro, Marcel Powell e outras estrelas da música brasileira, como as cantoras Mônica Salmaso, Leny Andrade e Paula Santoro.
Na abertura da fase de Música Popular Brasileira acontecerá um grande show do Vocal Brasileirão com a Orquestra à Base de Sopro, que convidam a fantástica Joyce Moreno. Será realizado no Teatro da Reitoria da UFPR no próximo dia 19 de janeiro, às 21 horas.O vídeo a seguir traduz como será esse maravilhoso encontro:
Com informações da Oficina de Música